Doce Martelinho ou Machadinha

Como fazer Doce Martelinho ou Machadinha

Este doce é muito procurado pela geração de meados dos anos '70. Faz parte da infância de muita gente e esta receita é muito diíficil de ser encontrada!

Ingredientes:
1/2 kg de açúcar
100ml de leite de côco
100ml de água
1 colher (sopa) de glucose
1 pacote de suco em pó
margarina para untar o mármore
1 colher (café) de ácido cítrico

Modo de Fazer:
Misture os ingredientes, exceto a margarina.
Dissolva tudo e leve ao fogo por 15 minutos, sem mexer, até dar ponto de bala.
Despeje em mármore untado. Puxe a massa do mesmo jeito que se faz com a bala de côco.
Estenda a massa em tabuleiro e corte em pedaços.
Rende muita nostalgia!

21 comentários:

  1. Olá,

    Esta não é a receita da machadinha, pois a machadinha era uma massa grossa, tinha duas cores bege e vermelha. Ele batia uma espátula para quebrar o doce em pedacinhos e a gente comer....
    Faz mais de 12 anos que eu nao vejo esse doce,,,,
    Se alguem ouvi falar nele , por favor me avisem.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Não é mesmo a receita...não levava coco e era branca e rosa, dura como uma pedra, daí o nome machadinha.A turma das Perdizes, do Externato Assis Pacheco, da década de 60 sabe o que é...alguem achou a receita?

    ResponderExcluir
  3. o Martelinho é um doce duro, onde para cortá-lo era utilizado um martelinho, quebrando-o......

    Apenas me lembro que era branco, que grudava nos dentes e era impossível de morder.....mas muito gostoso.

    Vou fazer a receita pra ver.....mas acho que não tinha côco.....sei lá.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Como é difícil achar esta receita, já fazem anos que participo de fóruns buscando alguém que saiba a receita, tem gente que informa todo o tipo de caramelo, mas o que a gente quer era aquele que tem duas cores mescladas, branco(quase marfim) e rosa, consistência de um caramelo duro que quebra em pedacinhos quando era batido com um "machadinho". Não é um quebra queixo, e não tem coco.

    ResponderExcluir
  5. Então a pessoa que fazia e comercializava esse doce que era branco e rosa comprava limões rosa em meu quintal para fazê-lo.Infelizmente esse senhor faleceu e com ele a receita.Mas espero um dia poder resgatar essa receita.
    Elizabeth/Vila Maria/SP

    ResponderExcluir
  6. Meu esse doce era muito bom, lembro que passava um cara com uma Kombi que vendia em pequenas porções que eram quebradas com uma machadinha, se alguém souber a receita ou onde possa ser encontrada favor informar.

    ResponderExcluir
  7. Noooosaaa... pensei que apenas eu sentia saudade desse famigerado doce. Lembro que era rosa, muito saboroso e era quebrado com um machadinho. Nunca mais ouvi falar dele. Já comentei com várias pessoas que tb lembram dele mas não sabem dizer nada sobre ele. É uma pena ninguém saber como fazer. Vou tentar essa receita e ver se ele tem sabor de infância.

    ResponderExcluir
  8. É eu também sou desta turma que tem saudade deste doce, espero antes de morrer ainda ter o prazer de prova-lo novamente, por favor se alguém conseguir a receita me avisa e divulgue pois existem muitas pessoas assim como eu. email: walter-domingues@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. Concordo , está não é a receita, pois o martelinho não tinha côco, era como um mashimellow duro. Era muito bom.... Caramba não tem nenhum vendedor vivo daquela época para colaborar com a receita ou quem sabe voltar a colocar esta delícia no mercado atual???

    ResponderExcluir
  10. HOJE ME DEU VONTADE DE COMER MACHADINHA ,PROCUREI UMA FOTO NA NET NEM A RECEITA E NEM O DOCE ACHEI...

    ResponderExcluir
  11. Nossa lembro desse doce da minha infancia, era de duas cores rosa e amarelo grudava no dente porém era uma delicia, passava um senhor bem velhinho vendedo.
    Dana/V.Diva/SP.

    ResponderExcluir
  12. nossa como era bom. quero a receita tbm porque essa esta estranha mesmo...

    ResponderExcluir
  13. Como pode um doce tão delicioso como aquele sumir assim? Não é possível que ninguém tenha essa receita. Me lembro até hoje dos fiapos que ficavam a cada mordida. hmmmmm!!! Será que com dentadura ainda dá pra comer? kkkkk

    ResponderExcluir
  14. tambem conheci qdo era criança eu chamava de martelinho tinha tambem o quebra queixo realmente nao tinha coco namachadinha vamos fazer esta receita sem colocar coco talves de certo ninguem me passa a receita do quebra ( os vendedores ambulantes ) inventei em casa e deu certo tenho saudades e muita vontade de comer a machadinha a cor depende do suco que vai usar vamos tentar?

    ResponderExcluir
  15. Encontrei uma pessoa que fazia essa delicia !!! Esta com 90 anos e segundo ele , o segredo não é a receita , pois ele lembra de cor !!! Água , acucar , xarope de glicose , etc !!! O segredo e a forma de secagem , a massa não pode parar até secar , tem que movimentar , esticar por horas e colocar em uma caixa ao final e geladeira pra endurecer. !!

    ResponderExcluir
  16. Vamos criar no FACEBOOK uma página para buscar esta receita, poderia ser MACHADINHA, EM BUSCA DO DOCE PERDIDO. Faz anos que um grupo procura por esta receita, vamos perguntar para as avós, tias, colocar em prática um ótimo exercício de relacionamento entre gerações, quem sabe encontramos.

    ResponderExcluir
  17. Adorava esse doce na minha infância !! No bairro em que eu morava aqui em São Paulo, no Planalto Paulista, tinha um senhor que fazia esse doce e saia vendendo por todo o bairro. Realmente tenho certeza que não levava côco. Acho que estão confundindo com o quebra-queixo,tb muito conhecido na época. A machadinha era branca e rosa e tinha gosto de bala de framboesa, da 7Belo, que antes se chamava Frumello. quem tem mais de 40, lembra muito bem dessa bala. A machadinha lembra um marsmellow só que bem dura e aromática ! Por favor quem souber essa receita divulgue !! Um gde abraço à todos !!

    ResponderExcluir
  18. Me lembro bem desse doce que era muito conhecido no final dos anos 60 e início dos 70. tinha um senhor que morava no meu bairro, na zona sul de são Paulo, no Planalto Paulista que ele mesmo fazia o doce e vendia pelas ruas . Era delicioso e muito aromático. Tinha essência de frutas e de framboes. lembra hj a bala 7Belo de framboesa, que antes se chamava Frumello. Quem tem mais de 40 lembra dessa bala. ! Mas a receita original não leva côco. Acho que estão confundindo com quebra-quexi, muito conhecido na época tb !! Quem souber da verdadeira receita , por favor publique aqui. vamos lembrar da nossa infância !!! Um abraço à todos !!

    ResponderExcluir
  19. poxa vida era muito bom mesmo....gostaria de poder fazer essa receita....da machadinha de coco..

    ResponderExcluir
  20. Na machadinha (não confundam com quebra-queixo de côco) não ia leite de coco.

    ResponderExcluir